sexta-feira, dezembro 16, 2005

Quem Poderá Calcular a Órbita da sua Própria Alma?
Óscar Wilde colocou esta questão e eu reitero será que existe um caminho para a alma? E ele é capaz de se deslocar?
As pessoas cujo único desejo é unicamente a auto-realização, nunca sabem para onde se devem dirigir. Não podem saber.
Se o soubessem não necessitava de assistir a determinadas e determinantes acções que menosprezam e envergonham o indivíduo. Se a Razão existe não é cabal ou não consagra lugar na mente do séc. XXI.
Falar de Razão não faz sentido… alma; com o seu peso de 21grama será repesada redimensionada ou sub dimensionada pela vida social, vulgar, fútil, banal.
Pior: O ser humano é livre, de fazer tudo até matar, até, vejam bem de ser infeliz…
Será que a alma será uma entidade intransponível? Inacessível!
Reconhecer que a alma de um homem é inacessível é a maior proeza do homem? O derradeiro mistério somos nós próprios. Depois de termos medido os passos da Lua e delineado minuciosamente cada um dos continentes, explorar os céus estrela a estrela, falar de ADN como de uma nova marca de pasta dentífrica subsistimos ainda nós próprios?
Nós próprios…
Nós…
Próprios…
Nós… Eu
Próprio..Capaz, apto, Adequado, conveniente, oportuno, inerente….
Quem poderá calcular a órbita da sua própria alma?
Eu? Tu? Nós?

1 Comments:

Blogger André Pereira said...

Em primeiro lugar, deixa-me felicitar-te pelo teu blog e pela categoria dos teus textos.
Remetendo-me agora a este, eu penso que tu cometes alguns "erros" cruciais. Do meu ponto de vista, a Razão existe, podendo, contudo ser exercida da forma menos correcta. Mas existe. Em relação à "alma", não concordo com o teu ponto de vista, classificando-"a" como algo de inatingível, como o nosso mistério. Somos meros seres físicos, finitos que irão ser transformados em pó. Os 21 gramas que perdemos de que falas aquando da nossa morte não são mais do que os líquidos contidos no nosso corpo a evaporar (o coração deixa de bater, o sangue vai "desaparecendo"; os nossos músculos contraem-se, etc). Por outro lado, concordo contigo quando referes o desprezo do Homem Moderno pelo "inacessível". Mesmo sendo impossível alcançá-lo, devemos sempre persegui-lo. Outra coisa, o Homem não foi à lua e não se sabe assim tanto do mundo como se pensa... "O segredo do demagogo é fingir ser tão estúpido quanto a sua plateia para que esta pense ser tão inteligente quanto ele." Abraço amigo

12:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home