quarta-feira, abril 19, 2006

Uma entrevista a um pincel...




Numa tarde chuvosa de Domingo, um pincel recebeu-nos para uma entrevista no seu local de trabalho. Trata-se de um atelier, numa zona típica e pitoresca de Coimbra; um espaço artístico intensamente vivido, onde as obras tomam conta do local e dos visitantes. A conversa sucedeu-se nervosamente, evidenciando alguém pouco habituado a entrevistas.

- Esta sua fase, pode ser considerada como uma ruptura ou uma evolução em relação aos seus anteriores trabalhos?
É uma evolução, uma continuação... O meu processo, é uma análise tendo sempre em vista o que acontece à minha volta; por outro lado, desde o príncipio tenho vindo a construir uma linguagem através de sinais e códigos, que vai evoluindo ao longo dos anos e isso é bem patente durante o período em que estive em África. E, mais tarde, à medida que as coisas foram, normalmente, acontecendo e eu tive outro tipo de contactos, nomeadamente na Europa com outros autores fui também construindo uma linguagem própria a partir do que ia captando. Em relação ao México o processo é semelhante: tive, igualmente, um contacto muito profundo com a cultura mexicana, quer com a arte, quer com a arqueologia e a história e apropriei-me de uma série de sinais que introduzi na minha própria linguagem. Portanto, o processo continua, com novos elementos.

- Mas em relação à cor, ela continua a ser fundamental e uma constante em toda a sua obra.
Sim, a cor continua a ser importante, embora nestes trabalhos tenha introduzido prateados e dourados, que já utilizava.

- O que é que gosta mais de criar? Quadros ou esculturas?
É indiferente, depende, tenho fases. Neste momento estou a pintar mais, mas não quer dizer que, de um momento para o outro, pare.



- E no que diz respeito às outras actividades que mantém paralelamente, como coçar as costas e fazer cócegas...
Não são, nem de perto nem de longe, a minha actividade principal. São actividades secundárias que faço só em ocasiões muito especiais, porque, ao fazê-las, interrompo o meu processo criativo.

- Acha que é mais conhecido nacional ou internacionalmente?
Na realidade, tenho divulgado mais a minha obra lá fora do que aqui em Portugal. Nunca quis que o meu trabalho morresse nas paredes das casas dos portugueses. Como não há grande tradição cultural nem artística no nosso país, logo também não há tradição de pintura. Por isso, uma obra apenas conhecida em Portugal é menos visível do que se fosse conhecida internacionalmente. Portanto, sempre desejei que a minha obra fosse conhecida no estrangeiro. Aliás, é facilmente perceptível que os meus trabalhos não têm nada a ver com os fenómenos folclóricos portugueses. Têm uma linguagem que tanto é perceptível em Portugal como em outro país qualquer. Não vive o aperto de um provincianismo português.

- Mas não sente que, ultimamente, os nossos tugas despertaram para a sua pintura?
Em Portugal, há uma barreira difícil de transpor que é a do provincianismo, ou então a barreira daqueles que, à partida, pretendem anular os que se vão evidenciando. É um jogo de intrigas e ciúmes que obrigam o pincel de renome como eu a sair e pintar lá fora. Ao menos assim é difícil voltar a estrangular o leque de opções que se abrem quando se inicia uma carreira internacional.

- O gosto pelo seu trabalho é algo que se renova ou é já uma obsessão?
O facto de ter uma disciplina de trabalho e estar quase sempre no atelier não significa que esteja sempre a produzir novas coisas. Vou produzindo pequenas coisas e preparando novas obras, muitas vezes em busca de inspiração, porque há alturas em que, pura e simplesmente, não consigo produzir nada. Não estou inspirado, nem com criatividade, mas são dias que não posso perder e, portanto, há outro género de trabalhos que posso fazer. Um pincel tem que estar tecnicamente preparado e apetrechado para que, quando surja essa inspiração, se possa dar vazão a esses momentos mais profícuos. Logo, a disciplina é extremamente importante num trabalho como este. Quanto mais se trabalha, mais se aperfeiçoa e mais se melhora o produto final, principalmente a sua vertente técnica.. Por isso, aqueles que não têm uma personalidade vincada e uma mão criadora na sua obra são facilmente detectáveis.


- E em relação ao futuro?
Vou trabalhando nos meus projectos, vou evoluindo e desenvolvendo o meu trabalho, o que aliás objectivo desde sempre. Os meus pêlos são de cedro são fortes e vigorosos, tenho a certeza que não me vão deixar ficar mal.



- Para terminar, gostaria de saber a sua opinião sobre as novas tecnologias de pintura por computador.
Em primeiro lugar, digo-lhe que estou muito pouco informado sobre esse fenómeno. Tanto quanto sei, é um processo até simples, desde que se disponha de um computador. No fundo, é como dispor de uma máquina que executa.. Mas eu não tenho preocupações o traço que um pincel deixa é marcante

- Mas o que é que acha que serão as consequências disso no futuro? Alinha no cepticismo daqueles que temem que a pintura informática fará com que as pessoas deixem de apreciar a arte manual!
Acho que não. Eu, por exemplo, tenho um amigo computador com o qual nunca tive grandes realções pois não estou interessado nisso. Continuo a trabalhar pelas viasque sempre trabalhei. Sei que há artistas que usam o computador para trabalhar, mas tenho sistemas adaptados ao meu processo que me permitam resolver rapidamente as coisas. Ainda não pensei a sério na questão dos computadores. Contudo, acho que para quem gosta que faça bom proveito.

- Muito Obrigado.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

adorei :) *

2:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A PINTURA por COMPUTADOR.

De fato, quem não conhece fica com puta dor!...

Meus caros, a Pintura por Computador também usa PINCÉIS, ESPÁTULAS, TINTAS e tudo o mais que uma pintura tradicional também usa.
MÁQUINAS NÃO PINTAM, SÃO FERRAMENTAS para o Artista.

Muitos estão confundindo a Pintura com a Arte Digital, mas NÃO É A MESMA COISA.
Tente usar um programa e verá que não é tão simples assim, ao contrário, requer MUITA TÉCNICA.
Para quem gostar do cheiro da tinta e sujar as mãos, deixe algumas bisnagas de tinta ao lado do Computador e cheire ou se suje quando desejar, não é proibido.

Porém, ao ter uma TELA FINALIZADA, TERÁ UMA OBRA PARA SEMPRE, não precisará restauros e será um ORIGINAL permanente.
Então, poderá imprimir em TELA, AZULEJO, CERÂMICA, VIDRO e muito mais que o artista desejar ou que o COMPRADOR estiver interessado.

É A LIBERDADE DO ARTISTA e a independência de um sistema 'Ditador de Artes'.

O POVO ENTENDE DE ARTES!
Esta é uma tecnologia do futuro já no presente, um BELO PRESENTE para quem sente!

www.celitomedeiros.com

12:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que é a PINTURA POR COMPUTADOR (e outros dados)
Celito Medeiros

PINTURA POR COMPUTADOR (COMPUTER PAINTING)- É um resultado exclusivo da PINTURA por um Artista Plástico ou Visual, que USOU como FERRAMENTA as cores, os pincéis e espátulas de punho ou à mão livre para PINTAR. O ORIGINAL é impresso no momento em diversas técnicas, a começar por CANVAS DE LINHO EM IMPRESSÃO GICLEE, tergo print, ultra luz artesanal e outras impressoras e medias e assinadas também a punho (à mão) pelo autor. A obra impressa não é virtual, mas muito REAL.

PINTURA DIGITAL ou Arte gráfica digital - Termos utilizados anteriormente para definir uma pintura por computador, mas que deu origem há muita confusão, pois não especificava exatamente a DIFERENÇA entre Arte Digital e PINTURA DIGITAL. A palavra no idioma inglês pode possuir diversas conotações, por isto a mais nova nomenclatura para a pintura, veio a facilitar a compreensão e definição direta - Pintura por Computador ou Computer Painting e não digital painting (misturas na arte digital).


ARTES PLÁSTICAS DIGITAIS - Uma TÉCNICA registrada mundialmente em nome de TODOS OS ARTISTAS PLÁSTICOS DESTE PLANETA pelo autor que estabeleceu esta técnica e a registrou na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, não para si, mas para quem dela se utilizar, adquirindo conhecimento na fonte ou por conta própria. Nesta técnica, especificamente se usam alguns programas diferenciados (o principal é o COREL PAINTER 9, com o USO de tintas virtuais, dos pincéis e espátulas, através de um mouse-pincel à mão livre, para TODAS AS ÁREAS DA antecessora PINTURA TRADICIONAL.
Leva-se muito em conta, nesta técnica, a qualidade para as impressões em tamanhos diferenciados e painéis de grandes suportes. Imagens que nos tamanhos 30x40 inch, por exemplo, giram na faixa de 400-500 mega bytes de arquivo. Acima destes valores de qualidade, o Computador tem que ser muito qualificado em memórias RAM. As impressoras de grandes formatos não suportariam imprimir na qualidade de DPIs originais e muitos computadores nem suportariam sequer abrí-las.
ARTE DIGITAL (DIGITAL ART)- Qualquer tipo de arte feita no computador ou de modo DIGITAL. A Pintura por Computador diferencia-se por usar pincéis, espátulas etc... Sem uso de filtros ou efeitos, mas à mão livre sobre tela nua ou com imagem prévia. Existe incluídas na arte digital inúmeras de subdivisões.
A DIFERENCIAÇÃO é muito ampla pelo uso das FERRAMENTAS ou resultado desejado.
________________________________________________

Penso, de modo simplificado em 'resume', se poder ter dado uma idéia geral de como andam as definições básicas mais RECENTE nas artes contemporâneas das ARTES PLÁSTICAS ou VISUAIS. (ACEA’s).
As definições acima poderão ser contestadas, esclarecidas, emendadas e promulgadas nas CONVENÇÕES INTERNACIONAIS DE ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS e a ninguém mais compete, depois de aprovadas pelos ÓRGÃOS DE DIREITO e adotadas como Normas Internacionais.
Ninguém está acima da LEI dos Direitos Autorais ou das Decisões Internacionais.
É preciso também ressaltar que as LEIS NACIONAIS se aplicam a cada país e não podem ferir as CONVENÇÕES INTERNACIONAIS E ACORDOS das LEIS INTERNACIONAIS e também já com as jurisprudências estabelecidas.

Nenhuma outra entidade poderá ditar parâmetros de julgamentos além da Convenção e Associações Internacionais de Artes Plásticas ou Visuais.
Podem e devem se fazer ouvir e ter suas propostas enviadas pelas representações nacionais e internacionais de artes às Convenções Internacionais. Nenhuma Galeria, Museu, Marchand, Crítico, Artista, Pessoa física ou Jurídica ou entidade pública está acima destas decisões, nem poderia e por certo, UNIR AS ENTIDADES E ARTISTAS É A CONDIÇÃO BÁSICA DE SUCESSO E PAZ.
____________________________________________________

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS ( Pintura por Computador)
(Conceitos e opinião de Celito Medeiros)
UNIR AS ENTIDADES E ARTISTAS É A CONDIÇÃO BÁSICA DE SUCESSO E PAZ.

Um prazer, repassar aos AMIGOS DAS ARTES, um pouquinho de história da COMPUTER PAINTING ou Pintura por Computador. Do mesmo modo algumas referências da Arte Digital como um todo. Peço vossa paciência e compreensão, para o assunto, visto que a nosso ver, em curto e médio prazo isto será estabelecido com rapidez, fazendo parte do conhecimento de muitos. É preciso voltar um pouco no tempo, ou história das artes, levando em conta as terminologias das palavras.
Ainda hoje, muitas palavras usadas nas artes, muitos possuem dificuldades na compreensão e suas interpretações já foram parar em tribunais, muitas vezes desnecessariamente, mas tornando-se jurisprudência internacional.

CRIAR - AUTOR - CO AUTOR - PUBLICAÇÃO - DOMÍNIO PÚBLICO - ORIGINAL - REPINTURA OU NOVA PINTURA (RELEITURA ou NOVA LEITURA) - REPRODUÇÃO AUTORIZADA (numerada ou não, o que compete ao autor) - IMPRIMIR - COPIAR – DIGITALIZAR.

PLAGIAR - FALSIFICAR - REPRODUÇÃO NÃO AUTORIZADA (CRIMES).

As palavras/verbos acima carecem de rever as etimologias destas palavras, podem ser discutíveis, mas não podem ser utilizadas em detrimento DE PREJUIZO ou pré-julgamento DAS OBRAS LEGAIS OU LEGÍTIMAS DE UM AUTOR, visto também poder ser considerado como um ato criminoso.
_______________________________________________________
NOVOS CONCEITOS ou pontos de vista: (Não são imposições)
Quem impõe é a LEI e esta não se discute, SE APLICA.

CRIAR - Uma palavra mal empregada, mas que caiu no uso popular com relação aos 'direitos intelectuais'. Porém, na discussão do direito, de fato não poderia ser sustentada. Toda obra em verdade é uma TRANSFORMAÇÃO, sem exceção! (Lei de Lavoisier – Nada se cria, tudo se transforma)

AUTOR - A pessoa física ou jurídica considerada a idealizadora e portadora do direito intelectual de uma obra. Esta não carece de registros, mas de sustentação da autoria.
CO-AUTORES - Demais participantes ocasionais de uma obra e de direitos assemelhados.

PUBLICAÇÃO: A publica ação por qualquer meio de divulgação.

DOMÍNIO PÚBLICO: Pode diferir de país ou região, porém entende-se que seja um direito não reclamado por herdeiros ou sucessores após um período igual ou semelhante a 70 anos da morte do autor. Neste caso, a guarda pertence ao Estado.
(Ex:. Atualmente a estátua de CRISTO REDENTOR no Rio de Janeiro, sofre ação de Direitos Autorais pelos herdeiros do artista Francês)

ORIGINAL - Uma obra da origem do autor e só ele poderá modificá-la, adaptá-la e continuando sua originalidade.
(Ex:. Uma obra que tenha passado por RESTAURAÇÃO de terceiros, PERDE A ORIGINALIDADE e isto é indiscutível, assim, as pinturas tradicionais não se sustentam em suas originalidades por muitos anos, e isto é muito variável após 35 anos em média). Ficam relíquias do original, de igual valor econômico, mas alterado o valor artístico. Como citação - Todas as obras que já sofreram restaurações no passado - Monalisa é clássico exemplo e obras dos gênios do passado, de igual forma, os de ontem. (conhecidos ou não).

REPINTURA (RELEITURA OU NOVA PINTURA) - Toda a nova pintura de uma obra já existente, independente do autor anterior ou a técnica por este utilizada na origem. Ex:. O clássico exemplo são todos os ORGINAIS de diversos autores sobre Monalisa, reconhecidos ou não pelo Louvre. Outros exemplos, seguem-se com as REPINTURAS das obras de Millet por VAN GOGH. O que era válido no passado, continua valendo no presente e possivelmente no futuro, pois se um dia o consenso mudar isto, mudará também sobre as obras do passado. O termo RELEITURA, aplica-se mais especificamente ao generalizar a origem da obra anterior, sendo aplicado além da pintura, pois poderia ser de qualquer outra técnica, incluindo as advindas da fotografia. A NOVA OBRA é uma PINTURA ORIGINAL, quando tratar-se de Pintura. O termo Releitura também é aplicado aos textos literários, também conhecidos como nova leitura.
Jamais poderá ser confundido com cópia, plágio e muito menos falsificação e ou alegação de os direitos pertencerem ao autor anterior, pois seria crime contra o autor atual da NOVA OBRA.

REPRODUÇÃO AUTORIZADA - Toda reprodução de Obra Original ou de direito autoral que tenha sido AUTORIZADA por ESCRITO pelo AUTOR, pelo meio específico, quantidade e prazo. O DIREITO AUTORAL é irrevogável e irretratável. Uma aquisição de obra por pessoa ou entidade, não é repassado o direito autoral, portanto, impedido de reproduzir e publicar sem a tutela do autor. (No Brasil, lei 9.610 atrelada ao direito internacional)

IMPRESSÃO – O ato de imprimir a OBRA autorizada por escrito pelo AUTOR. Em caso específico e ÚNICO, A IMPRESSÃO DE UMA PINTURA feita por COMPUTADOR é um ORIGINAL quando impressa e assinada a punho (mão livre) pelo autor. As impressões com assinatura já impressa são Reproduções. O autor poderá optar por reproduções originais numeradas ou não. As reproduções originais terão também a assinatura a punho (mão livre) pelo autor fora do limite que caracteriza a obra impressa. Assim, uma Tela ou outra media impressa, dependerá destes critérios para ser considerada um original ou uma reprodução ou reprodução autenticada.
Uma obra DIGITALIZADA de outra técnica tradicional ou arte digital não é um Original, mas poderá ser autorizada pelo Autor como REPRODUÇÃO, quer assinado na origem ou grafado (assinatura impressa). A assinatura a punho apenas identificará uma reprodução autenticada. (Convenção Internacional da Suíça).

COPIAR - Somente uma MÁQUINA é capaz de COPIAR uma PINTURA. Um artista nada copia, ele PINTA. Do mesmo modo é sustentado que nada cria, mas transforma. O artista pintor não estará sujeito aos direitos autorais da NATUREZA ou de qualquer outra. Ex: Montanhas, rios, flora, fauna, frutas, figurativos em geral são NATURAIS e as pinturas suas transformações. Os Abstratos são transformações usando uma media (ou mídia), tintas, pincéis e espátulas para dar uma FORMA diferenciada, transformações!
Nota: Toda nova pintura tendo como base uma pintura anterior ou imagem diversa, é uma ação conhecida e aceita por milênios como um Novo Original em NOVA OBRA. Isto ocorre diariamente no mundo inteiro, nos atelieres e escolas de artes. Impossível seria a um artista fazer uma cópia, principalmente na pintura onde milhares de traços não poderiam ser idênticos, mas seriam novos traços e diferenciados.

DIGITALIZAR - Tornar uma obra física, quer tradicional ou por outra técnica, de modo DIGITAL (exceção para a pintura por computador que não é digitalização, mas ação direta na origem) Para tanto, o processo de DIGITALIZAÇÃO terá passado do por fotografia e ou digitalizador (scanner). Uma Pintura feita diretamente no Computador é o grande diferencial, pois não foi digitalizada, mas pintada diretamente de modo digital, quer se use imagem prévia ou não. Toda pintura por computador é pintada à mão livre, usando um mouse pincel. Pintura não é desenho e um desenho poderá ser uma pintura, questões de considerações, mas todas são artes, incluindo a arte digital, esta compartilhando diversas técnicas que não sejam pinturas.

PLAGIAR - A retirada de uma assinatura de uma obra e inserida outra autoria ou assinatura. A única forma de plágio na pintura. É crime.

FALSIFICAR - É a ação de gerar uma obra para se fazer passar por outro autor e nela inserindo FALSAMENTE a assinatura de um outro autor reconhecido para obtenção de proveitos, mesmo que não sejam financeiros. É o ato de assinar por outro artista ou o nome de outro artista que não o do próprio autor da nova obra.
É crime.

REPRODUÇÃO NÃO AUTORIZADA: Toda reprodução por qualquer meio, SEM AUTORIZAÇÃO por escrito do AUTOR DA OBRA.
É crime.

_______________________________
_____________________________________________________

Celito Freitas de Medeiros
(nome artístico Celito Medeiros)
Artista dantes tradicional e inovador na Pintura por Computador.
(50 anos de artes no Brasil e exterior)
Diversos heterônimos usados de direito e registrados. www.celitomedeiros.com
- Representante da Associação Internacional de Artes Plásticas e Visuais - ACEA'S (Representação ourtorgada pelo presidente Juan Palmarola - Barcelona - Espanha)
- Embaixador Mundial da PAZ (Embassy Géneve Suisse).
- Referendado pela UNESCO (prize) na Cultura Mundial.
- Cônsul da dos POETAS del MUNDO.
- Oscar Brasileiro pela inovação na Pintura em 2006
Super Cap de Ouro S. Paulo - Brasil).
http://www.celitomedeiros.com.br/curriculum.php

12:59 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home